10 dicas para gerenciar melhor (e sem stress) o seu tempo!


Estou sem tempo!


Quantas vezes no último ano você disse essa frase, muitas né? Vive dizendo que precisa de 30h para conseguir fazer tudo que precisa, chega no fim do expediente exausto(a), sem ter finalizado as tarefas as quais se propôs realizar e fecha o dia sempre com saldo negativo de produtividade. Conhece essa história?


Encontramos no blog Universitário Ativo uma lista de dicas do consultor de marketing canadense Étienne Garbugli, baseadas em várias técnicas de gerenciamento de tempo diferentes. Segundo ele, essas são dicas que gostaria de ter aprendido desde os 20 anos para aumentar sua produtividade. Seja você frilla ou contratante, que tal prender a gerenciar melhor o seu tempo?


1. Estabeleça suas prioridades, trace metas com prazos e um plano realista para cumprir

Seja numa agenda de papel ou num documento no computador, organizar seus pensamentos é o primeiro passo pra conseguir uma boa gestão de tempo. De forma realista, conhecendo seu dia a dia (quantas horas você dorme, quantas horas gasta em outras tarefas, quanto tempo tem disponível para o trabalho, quantas horas de lazer e assim por diante) estabeleça quais são as prioridades e comece a listar suas metas. Lembrando que o seu dia tem 24 horas e você tem 7 dias na semana, coloque prazo para a execução de cada uma das suas metas - ainda que suas datas sejam flexíveis, é crucial determinar um limite para não cair na procrastinação.


2. Pare de tentar ser multi-tarefas

Você é daquelas pessoas que atende o telefone respondendo emails, começa uma tarefa, alguém te liga, você para e vai pra outra, depois lê uma mensagem no whatsapp e volta para a primeira tarefa? Isso é um verdadeiro campo minado para o seu foco. Se você já estabeleceu suas prioridades, divida o tempo de acordo com a demanda e a urgência de cada tarefa e tente alternar fáceis e difíceis para não se cansar.



3. Estabeleça uma rotina e se atenha a ela

Se você nunca teve rotina de organização para otimizar o seu tempo e quiser entrar em uma, a primeira palavra é: paciência. Como tudo na vida, entrar numa nova rotina requer aquilo que você quer melhorar: tempo! E fazer o seu corpo e mente se adaptarem requer mudanças de hábitos e perseverança. Não conseguiu no primeiro dia? Tente de novo. Falhou mais uma vez? Continue até que aquilo se torne um hábito natural. Aos poucos você vai perceber como tudo acontece com mais facilidade e você começa a ter mais tempo livre!

4. Não tente fazer tudo perfeito

"É melhor colocar um fusca na rua do que esperar a limousine e acabar a pé!" As cobranças em excesso e a preocupação com o que os outros pensam do seu trabalho, não ajudam a gerenciar o tempo e ser mais produtivo, pelo contrário, muitas vezes geram bloqueios e ineficiência. O que faz um trabalho ficar bom é a sua constância e foco na produtividade. Antes feito que perfeito.


5. Separe planejamento de execução

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sim! Na hora de planejar o foco do nosso cérebro é na estratégia de criação, enquanto no momento da execução focamos no lado prático do projeto. Se você aprende a separar isso, vai perceber uma melhora considerável na hora de produzir e realizar um projeto. Com o foco direcionado, o cérebro funciona melhor e de forma mais produtiva (e efetiva)!


6. Faça pequenos intervalos

Não adianta querer que seu cérebro trabalhe por 4 ou 5 horas ininterruptas. Seu cérebro não é relógio, ele se cansa e precisa de descanso. Então, o melhor é focar em uma tarefa ao máximo, e quando cumpri-la dar ao seu cérebro um período para espairecer.


7. Divida as tarefas maiores e mais complicadas em objetivos menores

Tem uma tarefa super importante que vai demandar muito tempo e dedicação? Não se desespere. A melhor solução é se organizar e transformá-la num checklist de pequenas tarefas que você precisa cumprir para considerar a tarefa maior como executada (isso pode levar minutos, horas ou até dias - seja realista). Fazendo aos poucos e seguindo a lista de pequenas tarefas, você conseguirá finalizá-la no prazo!

8. Saiba delegar

Não tente abraçar o mundo! Ser um profissional organizado inclui saber distribuir as tarefas do seu trabalho com quem pode ajudá-lo a realizá-las de forma mais rápida e produtiva (e talvez - aceite - melhor que você). Se você trabalha em equipe e pode dividir um trabalho, faça isso!


9. Não confie no seu "HD interno"

Você arriscaria ter todos os seus arquivos somente no HD interno do seu computador sem nenhum backup? Pois é. Funciona da mesma forma com as suas tarefas de trabalho. Porque arriscar esquecer algo (importante) se você pode anotar/registrar tudo o que tem que fazer e garantir que seja feito? Além de não correr riscos, você dá um "descanso" para o cérebro, que não precisará ficar lembrando, enquanto você trabalha, das coisas que você ainda tem que fazer.


10. Relaxe!

Sim, por incrível que pareça os momentos de relaxamento são parte fundamental para se manter uma pessoa produtiva! Assim como um "day-off" da academia, algums minutos fazendo algo que você realmente gosta podem turbinar as suas horas de trabalho. Experimente!



32 visualizações

quem somos?

somos renda extra no fim do mês. somos um ritual de passagem na vida das pessoas. somos família. somos amigos. somos um refresco ao desemprego. um alívio a curto prazo. um mundo de possibilidades. somos ufrilla.

queremos conectar os melhores profissionais aos melhores negócios. mesmo que só de vez em quando.

estamos dispostos a transformar as relações de trabalho no Brasil e desburocratizar o processo de contratação de talentos. E você?

quer falar com nossa equipe?

  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

chama aqui!

ufrilla | All Rights Reserved | 2019

San Francisco, CA | Terms and Conditions