3 freelacers que mudaram o mundo em que vivemos

Toda quinta feira nossas redes sociais são inundadas por fotos e relatos de momentos, viagens e recordações que compartilhamos sob a famosa hashtag tbt, da expressão americana "throw back thursday". Aproveitando o dia de relembrar, vamos contar a história de 3 freelancers que mudaram o mundo que vivemos hoje. Aqueles frillas que você respeita!


1. Ray Kroc - "frilla"de vendas e marketing

Ray Kroc - vendedor freelancer e fundador do Mc Donald`s

Acredite se quiser, o criador do McDonald’s também já foi um freelancer de sucesso!


Seu trabalho de freela começou como condutor de ambulância da Cruz Vermelha, mais precisamente quando tinha apenas 15 anos (e mentiu sua idade para conseguir o emprego). Entre o final da guerra e início dos anos 1950, tentou sua sorte em uma variedade de negócios, incluindo vendedor de copo de papel, pianista, músico de jazz, membro de uma banda e DJ na estação de rádio. Mais tarde, tornou-se um vendedor ambulante de equipamentos para a fabricante de processamento de alimentos Prince Castle, vendendo máquinas de milk-shake multi-mixer.

Ele entrava em contato com os clientes, um a um, e reunia-se pessoalmente com cada um deles.


Intrigado com o sucesso de um desses clientes, Kroc foi atrás da lanchonete que vendia lanches rápidos e conheceu os irmãos Mc Donald. Após uma Mas engana-se quem pensa que o sucesso aconteceu da noite para o dia. Kroc resume assim o seu sucesso: “Eu obtive sucesso da noite para o dia, mas essa noite durou uns longos 30 anos”.

A dica deixada por Kroc é:“Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo”.


2. Walt Disney - fotógrafo e designer "frilla"

Walt Disney - fundador do império Disney

A carreira como freela do fundador da Disney começou bem cedo. Com apenas 4 anos, começou a vender seus desenhos para os vizinhos. Aos 15, começou a desenhar cartoon’s para a sua própria escola. A vida de freelancer parecia ter chegado ao fim logo aos 16 anos, quando entrou para o exército, mas a sua curta experiência acabou permitindo que ele que continuasse como autônomo.

Coincidentemente, Walt Disney também se tornou condutor de ambulâncias nessa época. Mais tarde, voltou a apostar nos seus desenhos, vendendo-os para jornais, revistas e livros. Como o dinheiro era pouco, rendeu-se a algumas agências, dentre as quais conheceu Ubbe Iwerks. Juntos, eles fundaram a Iwerks-Disney Commercial Artists, mas o negócio faliu em pouco tempo.

Persistente, ele ainda abriu a Laugh-O-Gram, que vendia desenhos que eram exibidos nos cinemas antes dos filmes e, para ganhar mais dinheiro e conseguir rumar para Hollywood, Walt Disney foi fazendo alguns trabalhos como fotógrafo freelancer. Com ajuda desse trabalho e com algum dinheiro emprestado do seu irmão, foi para Hollywood e inaugurou a Disney Brothers’ Studio.

Como o próprio diria: "Se você pode sonhar, você pode fazer."


3. Albert Nobel - designer "frilla"

Famoso por sua criatividade, Alfred Nobel ficou conhecido por ter popularizado a dinamite. Começou a se interessar pela nitroglicerina após conhecer Ascanio Sobrero, o químico que inventou a fórmula para o artefato e tentou tornar possível a venda da substância, de forma a que a mesma fosse usada para a demolição de edifícios. Após várias vendas fracassadas, voltou para o seu estúdio e patenteou sua invenção, em 1867.

Durante toda a sua vida, Alfred Nobel foi dono de 315 patentes, desde fórmulas químicas, passando por eletrodomésticos e biologia. Ele também foi o designer responsável por praticamente todos os produtos que comercializou.

Em seu testamento, havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. E em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía a essas pessoas prêmios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial. O prêmio hoje é um dos mais importantes!


Estas histórias demonstram bem que, não importa a carreira e o caminho que escolha trilhar, quem chega ao sucesso precisa mesmo é de persistência e muito trabalho!

0 visualização

quem somos?

somos renda extra no fim do mês. somos um ritual de passagem na vida das pessoas. somos família. somos amigos. somos um refresco ao desemprego. um alívio a curto prazo. um mundo de possibilidades. somos ufrilla.

queremos conectar os melhores profissionais aos melhores negócios. mesmo que só de vez em quando.

estamos dispostos a transformar as relações de trabalho no Brasil e desburocratizar o processo de contratação de talentos. E você?

quer falar com nossa equipe?

  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

chama aqui!

ufrilla | All Rights Reserved | 2019

San Francisco, CA | Terms and Conditions