Existe relação entre o trabalho informal e o empreendedorismo?


Em pleno ano de 2018, a expressão "trabalho informal" ainda gera desconforto à muitos, remetendo a instabilidade e desqualificação, mas na prática, existem muitas outras visões, inclusive positivas para essa condição.


No Brasil, a taxa de desemprego passou de 12,3 milhões, no último trimestre de 2017, para 13,7 milhões, nos primeiros três meses deste ano. Um cenário nada animador para quem espera formalizar um emprego na carteira e é exatamente aí que o trabalho informal entra em questão.


Em entrevista para a Globo News, o professor de economia da PUC-Rio Gabriel Ulyssea afirmou: “O setor informal é muito mais heterogêneo do que a gente imagina. Tem sim um trabalhador pouco qualificado que não consegue encontrar uma colocação no mercado formal de trabalho, que desejaria ter um trabalho com carteira, mas que por razões múltiplas, não consegue um emprego formal, um emprego com carteira. Mas tem também trabalhadores muito qualificados que muitas vezes optam pela informalidade por, por exemplo, pagar menos impostos, ter uma renda líquida mais alta”.


É um equívoco pensar que a informalidade é um lugar de serviços e produtos de baixo conhecimento ou de pouca aplicação da economia do conhecimento. Pelo contrário, o cenário atual é de muitos autônomos extremamente qualificados que buscam uma nova forma de trabalho. Há ainda os que, já exercendo uma atividade formal, buscam no trabalho informal uma forma de obter renda extra.


Considerando essas questões, nos deparamos com as experiências decorrentes do trabalho informal e as portas que se abrem para os profissionais que o encaram como uma possibilidade de se desenvolver e encontrar o seu caminho no empreendedorismo. Um trabalho como freelancer pode apresentar ao trabalhador incontáveis ideias e oportunidades para se desafiar, descobrir novos talentos e principalmente, crescer pessoal e financeiramente. Já parou pra pensar nisso?


518 visualizações

quem somos?

somos renda extra no fim do mês. somos um ritual de passagem na vida das pessoas. somos família. somos amigos. somos um refresco ao desemprego. um alívio a curto prazo. um mundo de possibilidades. somos ufrilla.

queremos conectar os melhores profissionais aos melhores negócios. mesmo que só de vez em quando.

estamos dispostos a transformar as relações de trabalho no Brasil e desburocratizar o processo de contratação de talentos. E você?

quer falar com nossa equipe?

  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

chama aqui!

ufrilla | All Rights Reserved | 2019

San Francisco, CA | Terms and Conditions